0

#MLI2015 (Bia) - Semana 1

Posted on terça-feira, julho 21, 2015

Já passou uma semana desde que eu comecei a participar da #MLI2015. E surpreendentemente as perspectivas são boas por aqui!

Minha TBR, para quem não lembra: http://toalhademoebius.blogspot.com.br/2015/07/mli2015.html
O primeiro já foi! Eeeeee... Estou na marca dos 75% lido com o segundo!
- A Gruta Gorgônea 
- O Penúltimo Perigo
- O Fim
- O Chamado do Cuco (percebi depois que também se encaixa no desafio de mais de 400 páginas)
- O Arqueiro

Impressões sobre A Gruta Gorgônea, de Lemony Snicket
Estanho falar sobre o 11º livro da série sem ter feito resenha ou falado algo sobre os outros. Mas acho que esse livro é o que realmente difere dos outros, não é "apenas" mais uma desventura.
Acontece que depois de escapar 10 vezes do conde Olaf, os órfãos Baudelaire já estão bem grandinhos - inclusive Sunny. Conhecem pessoas que não são completamente inúteis para sua situação desventurada e, também, verdadeiros amigos.
Nesse livro em especial, experimentama traição de amigos e, mais uma vez, o abandono e a covardia de um adulto. O Medusoide, cogumelo mortífero, chega muito perto de vitimar Sunny... E se eu contar muito mais, dou spoilers demais.
O que é marcante, entretanto, é o crescimento dos personagens e a virada narrativa que Snicket dá nesse livro - um processo que tem acompanhado os últimos dois livros. Porém, é no livro undécimo que fica clara a capacidade de escolha que os órfãos desenvolvem, o jeito de tomar conta de si mesmos e de lidar com as desventuras de suas vidas.
Além disso, li esse livro tão rápido porque ele tem mistérios que quase me fazem arrancar os cabelos! Tem, também, reviravoltas do tamanho de furacões. Enfim, parece que a série se encaminha para um estonteante final.

E, sobre O penúltimo perigo, também do Snicket
Estou escrevendo sem ter finalizado a leitura - o que é bom, porque quando se sabe o final, não há como não passar ele nas entrelinhas de uma opinião. No livro duodécimo, penúltimo da série, um hotel cheio de personagens misteriosos é apresentado ao leitor.
Mais uma pessoa inocente acaba morrendo, e os planos de Olaf ficam ainda mais obscuros e enrolados. Parece mistério que não termina mais.
Pergunto-me o que será de mim quando terminar a série. Serei, também, uma órfã (dos) Baudelaire. 

Considerando a leitura até agora, estou de parabéns...