0

concorrência nas empresas prestadoras de serviço de internet

Posted on sexta-feira, maio 25, 2012

  Minha indignação a esse respeito é a cada dia mais crescente. Mais crescente? Sim. Uma coisa que cresce certamente já é bastante elevada diariamente, mas eu me sinto cada vez mais ofendida de certa forma com esse jogo.

  No interior, ao menos em minha cidade, existe apenas uma operadora de serviços de internet, o que resulta em alguns fatores extremamente prejudiciais aos usuários – e aqueles que como eu sonham em ao menos PODER USAR a rede que deveria estar disponível juntamente com a linha telefônica.

  O primeiro ponto é o preço. Geralmente quando não há concorrência abre-se espaço para a exploração abusiva dos preços de determinado serviço. Enquanto em países como a China a internet custa um preço infinitamente minúsculo em comparação com os custos do Brasil e com uma velocidade proporcional ao preço porém na velocidade da internet oferecida, o Brasil tende a decair cada vez mais.

  Outro, podemos citar como o segundo desse problema para aqueles que necessitam do serviço, é a qualidade no atendimento. Qual empresa vai prestar o melhor serviço sempre, se ao tratar de forma genérica seus clientes continuará os tendo em suas mãos, atados a uma velocidade baixa – porém não tão baixa quanto aquela fornecida por serviços 3G, que são outro problema e rendem também muita discussão – ligada diretamente a preços abusivos e atendimento sem compromisso algum?

  E mais um, que toca profundamente a minha pessoa, e que tenho certeza que afeta diversos consumidores ao redor deste território chamado Brasil, é a falta de rede para alguns usuários. A desculpa oferecida de bandeja àqueles que precisam de uma rede de internet banda larga em suas casas para fins de estudo é de que não há portas suficientes na rua. Hã? Esta sempre foi a desculpa que escutei quando tendei contratar um serviço, que de fato, eu já sabia que seria tão lixo quanto esta resposta, mas que mesmo assim seria melhor do que o grande nada que tenho hoje. Quais são as outras desculpas utilizadas? Eu não sei. Pesquisaria, mas como minha internet de celular não é rápida e eu preciso estudar, não me sobra tempo nem ao menos para pesquisar algo do gênero. Será que é tão difícil que se abram novas portas de rede em um bairro? Ou será que o valor que estou disposta a pagar por uma conexão nem tão rápida assim não é suficiente para eles? Ora, possuo um vizinho, dono de supermercado, com DUAS redes cadastradas em seu lindo –só que ao contrário- nome, e eu, mera estudante de Direito, que precisa estudar, mas que não se dispõe a pagar por uma rede de 8MB não mereço ao menos uma.

  Isso são detalhes. Já me acostumei a esta realidade. Mas e o acesso a rede que o governo federal sempre prega? O capitalismo existente no mundo contemporâneo não deixa mais espaço para rebeldias: quem consome vai adiante. (Claro, isto é infinitamente triste, mas é a realidade e na verdade dá assunto para mais um post) Mas este mesmo capitalismo feroz que nos ataca, devora e torna escravos, dita as regras: a livre concorrência. Onde está a livre concorrência? A OI é dominadora pelo menos em minha cidade, e seus serviços são decadentes. Só uma indignação, nada mais.

 

Post escrito com pressa e sem fim algum. Por quê? Enfim. Quem sabe? Blogs são blogs, e este aqui é tão aleatório quanto seus autores.

Até mais.

Bianca.

Posted in

No Comments